Autor: Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática
Ano: 2002
Páginas: 78
Gênero: Paradidático- Infanto-Juvenil
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 
Mari,Isabela, Lina, Roberto, Pedro e Gustavo participam da Semana Mundial do Meio Ambiente e vão para uma cidade do interior divulgar a importância da coleta seletiva de lixo. A cidade se contagia com o projeto, e todos querem participar. Ou melhor, quase todos! Pois há quem não goste da ideia e resolve sabotar o projeto. Mas será que vai conseguir? Uma proporção ecológica é um livro da série A descoberta da Matemática. Esta coleção desenvolve conteúdos matemáticos do 6º ao 9º anos em histórias para o leitor adolescente. 
Hoje, mais do que nunca, é preciso conversar e conscientizar os estudantes sobre uma necessária mudança de atitudes, devido aos problemas ambientais que enfrentamos e que foram causados por nosso consumo e exploração irresponsáveis.
"Uma proporção ecológica", trata desta questão ambiental. Aborda a separação dos resíduos domésticos, a que chamamos de "lixo", mas que podem ser destinados à coleta seletiva e serem reaproveitados, Esclarece sobre a economia de energia elétrica, água e recursos naturais que são poupados se os reciclamos. Informa sobre o cuidado e destino que devemos dar a lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e aparelhos eletrônicos. Mostra o princípio ambientalista internacional dos 3 "Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar". Tudo isto, em meio a descobertas sobre razão, proporção, regra de três e porcentagem.
Mas engana-se quem pensa que é um livro conteudista! "Uma proporção ecológica", fala sobre estudantes, que estão separados em duas equipes: uma de meninos e outra de meninas, que competem, pois cada equipe quer ser a melhor, que brigam, que se apaixonam e se envolvem com gente muito perigosa! Pois a reciclagem não é interessante para todos... 
Um ótimo livro para ser lido e trabalhado com sua turma. A história é ilustrada com desenhos coloridos, inclui resumos dos conceitos matemáticos, dicas e curiosidades sobre a matemática, num mini almanaque, e um encarte com atividades e desafios.
Aproveite!


2 Comentários

  1. Esse parece ser um bom livro e, como você disse, ótimo para ser abordado com turmas. Não conhecia, mas fiquei interessada pela história e com o desfecho. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou.
      Beijos!

      Excluir

Poste seu comentário!