Autor: Luzia Faraco Ramos
Editora: Ática
Ano: 2001
Páginas: 64
Gênero: Paradidático- Infanto-Juvenil
Resenha por: Leila
Nota: ★★★ + 
Verão. Praia. Filipe, Nice e Rafa conhecem Zito e Marisa. Estão de férias e têm um mês inteiro de diversão pela frente. A turma participa de um campeonato de surfe, de um torneio de vôlei e de um programa de incentivo à pesquisa. Que tema escolher? Inventar uma música? Ou uma peça? Será que eles vão ganhar todas essas competições? Com tanta disputa, a amizade entre eles vai ficar mais forte ou criar problemas? "O que fazer primeiro?" é um livro da série A descoberta da Matemática. Esta coleção desenvolve conteúdos matemáticos do 6º ao 9º anos em histórias para o leitor adolescente.

Você conhece este livro? Algum dia, já precisou resolver uma expressão numérica na escola? Lembra-se de como se resolve? O que deve ser feito primeiro? E já se perguntou por que deve ser feito assim?
Garanto que ao ler este livro, você vai entender como se resolve uma expressão numérica e por que algumas operações devem ser realizadas antes de outras. Talvez você se pergunte: por que não me explicaram assim, quando estava na escola? Normalmente, o que não entendemos e apenas decoramos, torna-se pesado, cansativo e logo esquecemos, pois não conseguimos entender sua utilidade. Aqui você vai entender, pois as expressões são criadas a partir de fatos que os jovens estão vivenciando, não são apenas números ligados por sinais, mas são representações de situações que ocorreram, portanto são significativas. Além disto, as expressões vão sendo descobertas por jovens, que estão em férias e participam de um campeonato de surfe, de um torneio de vôlei e de um programa de incentivo à pesquisa. Eles discordam, paqueram, aprendem. Será que ganham  todas estas competições? Ou será que terão que aprender a perder? É uma história muito envolvente. Tenho certeza que seus jovens estudantes irão adorar! 
Por tudo isto, é um ótimo livro para ser trabalhado com sua turma. A história é ilustrada com desenhos coloridos, inclui resumos dos conceitos matemáticos, dicas e curiosidades sobre a matemática, num mini almanaque, e um encarte com atividades e desafios.
Aproveite!


3 Comentários

  1. Nossa, que interessante este livro. Esta aí duas coisas que gosto, livro e matemática.
    Mil beijos,
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu, Carolina! Beijão, Leila

      Excluir
  2. Anônimo8/5/16

    legal me ajudou muito

    ResponderExcluir

Poste seu comentário!